quinta-feira, 29 de setembro de 2016

MOMENTO DE ESPIRITUALIZAÇÃO - SANTO ANTÔNIO



Natural de Lisboa onde nasceu em 15 de agosto 1195.  Recebeu no batismo o nome de Fernando.
Na adolescência Fernando foi acometido por violenta tentação contra a pureza. Para aplacá-la, estando na catedral, o jovem traçou uma cruz com os dedos, numa coluna de mármore, ficando nela impressa como em cera. Avaliando nessa ocasião os perigos que corria, o adolescente quis entrar para o mosteiro de São Vicente de Fora, nos arredores da capital portuguesa, quando contava 19 anos de idade.
Ali permaneceu por dois anos, findos os quais, por ser muito procurado por parentes e amigos, pediu aos superiores que o transferissem para o mosteiro Santa Cruz de Coimbra.
Foi ordenado sacerdote em 1220. Frei Fernando, entretanto, almejava abraçar um gênero de vida mais perfeito e mais de acordo com suas íntimas aspirações.
Quando chegaram a Coimbra os restos mortais dos cinco mártires franciscanos, que deram sua vida pela Fé no Marrocos, Frei Fernando sentiu imenso desejo de imitá-los.
Mudou-se para o eremitério franciscano, onde se tornou um filho de São Francisco de Assis.

Guiado pela mão da Divina Providência.

Frei Fernando mudou então seu nome para Antônio. Frei Antônio foi enviado à África. Entretanto não estava nos planos da Providência que ele ilustrasse a Igreja como mártir, mas com suas pregações e santa vida. Na África ficou doente e os superiores decidiram que, para curar-se, Frei Antônio deveria voltar a Portugal.
A mão da Providência, no entanto, desejava-o em outro campo de luta. O navio em que estava, levado pela tempestade, foi parar nas costas da Itália, onde o santo encontrou abrigo em Messina, na Sicília.

 Inicia a vida apostólica como grande Pregador

Foi enviado a Forli com alguns franciscanos e dominicanos que deveriam receber as ordens sacras. O Padre guardião do convento em que se hospedavam pediu que algum dos presentes dissesse algo para a glória de Deus e edificação dos demais. Um a um, foram todos escusando-se por não estarem preparados. Restava Antônio. Sem muita convicção, o Superior mandou-lhe então que falasse, à falta dos demais.
Era a primeira vez que Antônio falava em público, e então viu-se a maravilha: de sua boca saíram palavras de fogo, demonstrando profundo conhecimento teológico e das Escrituras, tudo exposto com uma lógica, clareza e concisão que conquistou a todos.
Entusiasmado, o Guardião comunicou aquele sucesso ao Provincial, que transmitiu a notícia a São Francisco. 

Força irresistível de suas palavras.

O milagre constante de sua existência, é a força incontestável de sua pregação, o poder de sua voz sobre os corações e as inteligências.
Frequentemente, se bem que falasse (durante o sermão) uma só língua, era entendido por pessoas de toda espécie de países. Daí seu sucesso extraordinário, tanto na Itália quanto na França. 
Seus sermões eram seguidos de milagres como não se viam desde o tempo dos Apóstolos. Praticamente não havia coxo, cego ou paralítico que, depois de receber sua bênção, não ficasse são. Numa ocasião converteu 22 ladrões, que por curiosidade foram ouvi-lo. O número de hereges por ele convertidos não tem fim.

O testemunho na presença real de Jesus na Santíssima Eucaristia.

Um herege negava a Presença Real no Santíssimo Sacramento. Para acreditar, dizia, queria um milagre.
 E propôs o seguinte:
Deixaria sua mula sem comer durante três dias. Depois disso, oferecer-lhe-ia feno e aveia, e Frei Antonio a Hóstia consagradaSe a besta deixasse a comida para ir adorar a Hóstiaele creria, disse.
Isso foi feito diante de toda a cidade.
E a mula faminta, tendo que escolher entre o alimento e o respeito à Hóstia consagrada, foi ajoelhar-se diante desta, que o santo Antônio segurava nas mãos.

Devoção a Nossa senhora

Desde a mais tenra infância Antônio fora devoto de Nossa Senhora, e Ela várias vezes o socorreu. Um dia, por exemplo, em que o demônio não podia mais suportar o bem que o santo fazia, agarrou-o pelo pescoço tão violentamente, que o enforcava. Antônio mal pôde balbuciar as palavras da antífona a Nossa Senhora, “O Gloriosa Domina”. No mesmo instante o demônio fugiu apavorado. Recomposto, Antônio viu a seu lado a Rainha do Céu resplandecente de glória.

O Menino Jesus.

Certa vez Frei Antônio se hospedou na casa de uma família muito amiga. À noite o dono da casa percebeu uma luz tão forte que vinha do quarto de Antônio que não poderia ser das velas. Vencido pela curiosidade levantou-se e foi espiar. O que viu? Antônio com o menino Jesus no colo. O menino, tendo os bracinhos enlaçados ao redor do pescoço do frade. Conversavam amigavelmente.




Você sabe por que Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro?

Como vimos, Santo Antônio é o santo dos milagres, tal a quantidade de fatos extraordinários e sobrenaturais, obtidos através de sua oração, que acompanhavam a sua pregação. Apesar de não ter em seus sermões nada específicos sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo casamenteiro.
Certa vez, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Desesperada, a jovem – ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio – pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para procurar um determinado comerciante. O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante se lembrou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio viera fazer a cobrança daquele modo maravilhoso. A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuições – a de “O Santo Casamenteiro”

Falecimento
Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo Antônio diz: ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor. Em seguida, faleceu.

Sua língua está miraculosamente conservada em Pádua, há 775 anos. A sua devoção no Brasil foi uma rica herança dos portugueses.

Oração de Santo Antônio
Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio, 
amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria Imaculada, 
de que nunca se ouviu dizer de alguém que tenha recorrido à vós, 
tenha sido por vós abandonado. 
Animado de igual confiança, 
venho à vós fiel consolador e amparador dos aflitos. 
Gemendo sob o peso dos meus pecados, 
me coloco de em de ti. 
Não rejeitais, pois, a minha súplica: (fazer o pedido). 
Sendo tão poderoso junto ao Coração de Jesus, 
escutai-a favoravelmente e dignai-vos a atendê-la. 
Amém.
Sinal da cruz :
1°- Palavra de Deus: "Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus".
- Palavra do Santo: "São os pobres, os simples, os humildes, que têm fome e sede da Palavra da Vida".
- Oração: Senhor, a vossa Palavra é o alimento de nosso espírito e a luz em nosso caminho. Abri nosso coração para acolhê-la, nossa mente para entendê-la e motivai nossa vontade para praticá-la. Por intercessão de Santo Antônio, mestre do Evangelho, fazei com que consigamos orientar nossa vida pessoal, familiar e comunitária com a verdade libertadora de vossa Palavra. Amém!
- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...

2°- Palavra de Deus: "Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós alcançareis" (Mt. 21,22).
- Palavra do Santo: "A pessoa reza quando adere a Deus no amor e, em certo sentido, fala com Deus de maneira familiar e devota".
- Oração: Senhor, nós somos necessitados de mais vida e reconhecemos que Vós sois a fonte de todos os bens. A Vós recorremos na oração para nos manter em sintonia convosco. De coração arrependido, pedimos perdão de nossos pecados. De coração agradecido, vos louvamos pelas vossas maravilhas em favor da vida. Com Santo Antônio, mestre da oração, estamos em vossa presença como filhos. Amém!
- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...

3°- Palavra de Deus: "Aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus" (Jo 3,21).
- Palavra do Santo: A verdade convence e "nossa linguagem é penetrante quando é nosso agir que fala".
- Oração: Ó Santo Antônio, homem cheio de sabedoria, que através de teus ensinamentos, foste uma luz para a Igreja, ilumina o nosso caminho com a verdade do Evangelho e ensina a nossa sociedade a distinguir o bem do mal, para que jamais nos deixemos envolver pelas trevas do erro e da mentira. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...

4° - Palavra de Deus: "O meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei. Não existe maior amor do que dar a vida pelos amigos" (Jo 15,13).
- Palavra do Santo: "Existe um só amor para com Deus e para com o próximo. Este é o Espírito Santo, porque Deus é Amor".
- Oração: Senhor, Vós sois amor revelado na Trindade. Por amor nos criastes e por amor nos sustentais. No amor nos salvastes e no amor nos destes o primeiro e o maior de todos os mandamentos. Com Santo António, modelo de amor, possamos nos dedicar ao vosso serviço, no serviço dos irmãos. Senhor, que vosso amor se torne sempre mais a grande força transformadora do mundo. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...
Oremos: Oh Deus, nós Vos Suplicamos que alegre a Vossa Igreja a solenidade votiva do Santo Antônio para que fortalecido sempre com os  bens espirituais, mereça gozar os prazeres eternos de JESUS CRISTO NOSSO SENHOR .Amém.
Música

MOMENTO DE ESPIRITUALIZAÇÃO


terça-feira, 15 de março de 2016

ASPECTOS LITÚRGICOS DO MATRIMÔNIO

Faço parte da Pastoral Familiar, no setor Equipe de Noivos. Preparamos o encontro de preparação para o matrimônio, vulgo Curso de Noivos.
Uma das palestras ministradas no curso é sobre os Aspectos Litúrgicos do Matrimônio. O que seria?
É o Ritual do Matrimônio Católico.

ALGUMAS CURIOSIDADES

Documentação no Cartório DF

Taxa: Religioso c/Civil = R$ 171,95.
Documentos necessários:
Certidão de nascimento original (em bom estado e legível) ou cópia autenticada na mesma condição.
Comparecer ao cartório com 02 (duas) testemunhas conhecidas maiores de 18 anos. Todos devem estar munidos dos originais da Carteira de Identidade. Pedimos aos nubentes que tragam cópias autenticadas de seus documentos e respectivas certidões.
Nubentes militares deverão juntar cópia autenticada da Carteira Funcional de militar.
Dados pessoais dos pais dos nubentes (obrigatório). Se vivos: Endereço, Profissão, Estado civil, Naturalidade e Data de nascimento. Se falecidos: Data do óbito.
Escolha do Regime
Documentação Na Igreja

Habilitação ou Protocolo (expedido pelo cartório), Certidão de Casamento (se já for casado no civil).
RG dos Noivos (Cópia)
Comprovante de residência (Cópia)
Batistério de cada noivo (Original)
Curso de Noivo (Original)
1° Comunhão e Crisma (Depende da Igreja e conversa com o Padre).
Cópia do RG de 4 Testemunhas
Cópia do RG 2 Testemunhas (Se já forem casados no Civil)
Informar o Estado Civil, Endereço e Profissão de cada testemunha.
Dar entrada pelo menos 1 mês e meio antes do casamento.
Se for transferir para outro Estado geralmente cobram uma taxa.






Sugestões de Músicas 
 
Na celebração tudo o que for cantado ou tocado deve ser aprovado pelo pároco.

ENTRADA DO NOIVO   
(Escolham uma música pomposa e com um tom mais masculino)

Quatro por Um - Não há limites
Rosa de Saron - Sem você
Rosa de Saron - Do alto da pedra

ENTRADA DOS PADRINHOS

Anjos de Resgate - Sou teu Anjo
Anjos de Resgate - Amigos pela fé
Anjos de Resgate -Eternos amigos
Eliana Ribeiro - Sonda-me
Aline Barros - Sonda-me, usa-me
ENTRADA DA NOIVA

Marcha nupcial (Medelssohn)

ENTRADA DAS ALIANÇAS

Cada Dia - Davidson Silva
Ave Maria”
Consagração à Nossa Senhora
ASSINATURA
(Procurem músicas alegres e românticas.)

Anjos de Resgate - Primeiro Olhar
Eliana Ribeiro - Você e Eu
Cidia e Dan – Esse Amor
Rosa de Saron - Até o fim
SAÍDA DO CASAL
(Procurem uma música que transmita a alegria que vocês estarão sentindo neste momento.)
Wilian Nascimento e Betânia Lima - O Dia do Casamento
Aretha Franklin - Say a little prayer
Oh Happy Day
Pe. Zezinho - Oração pela Família

COM MISSA

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Agnus Dei
Aleluia a minh’alma abrirei
COMUNHÃO

Vida Reluz - Como És Lindo
Entre prados e campinas
Comunidade shalom - Abraço eterno


ALGUMAS DÚVIDAS

1. Regime de comunhão parcial de bens: É o regime mais usado atualmente. Tudo o que cada noivo adquiriu quando era solteiro continua sendo apenas seu, assim como os bens recebidos por doação ou herança. O que foi adquirido na vida a dois, deverá ser compartilhado pelo casal.

2. Regime de separação de bens: O casal pode fazer um pacto antenupcial, no qual declaram que seu casamento será regido pela completa separação de bens. Dessa forma, todos os bens, presentes e futuros, serão incomunicáveis, bem como os rendimentos, podendo cada cônjuge livremente dispor deles, sem intervenção do outro. É o regime oposto ao da comunhão de bens.

3. Regime de comunhão universal: Todos os bens do casal, adquiridos antes ou depois do casamento, pertencem aos dois, em igual proporção. Quando um
dos cônjuges morre, os herdeiros só podem dispor de metade dos bens, já que a outra metade pertence a esposa ou esposo sobrevivente.

DICAS SOBRE A CERIMÔNIA

Muitas igrejas proíbem ousadias na decoração da cerimônia, outras permitem que o templo seja adornado por flores, contanto que compradas numa floricultura em particular. Por isso, saiba como a igreja que escolheu procede com esse tipo de coisa antes de tomar sua decisão. É importante perguntar também quais os materiais que sua igreja dispõe, como castiçais, velas, tapetes, vasos, e se eles podem ser usados na decoração. Os arranjos não devem comprometer a visão do altar, não podendo ser modificado o ambiente. As Igrejas não oferecem ornamentação. Algumas igrejas dão prioridade para a ornamentação do primeiro casamento fechado do dia. Então descubra se haverão mais casamentos no dia do seu, e, caso sim, como contactar o outro casal para entrar em acordo sobre a decoração. Perguntem também se é permitido jogar arroz, flores e bolinha de sabão na saída da igreja, já que às vezes não deixam, principalmente se houver outra cerimônia depois da sua.
A cerimônia dura em média 45 minutos. As igrejas disponibilizam um sacerdote ou diácono para a celebração. Caso os noivos queiram convidar outro clérigo, devem entregar deve entrar em contato com a Igreja com até 30 dias antes da cerimônia.
Não esqueçam de perguntar também sobre os atrasos.

Páscoa chegando - O que fazer para seus filhos?

Como já puderam ver os chocolates estão caríssimos!
E como eu sei que meu filho se interessa mais pelos brinquedos do que pelo ovo em si, então tento deixar bem claro que brinquedo é pra pedir no aniversário, dia das crianças e Natal.
Que Páscoa são chocolates e doces que ele mais gosta. E claro, não pode faltar uma brincadeirinha.
A brincadeira foi: CAÇA AO CHOCOLATE - MAPA DO TESOURO.

Mapa para o filhão

 Mapa para o marido



Como funcionou a caça?
Como meu filho estava na fase de aprender a ler, tentei fazer com que ele forçasse um pouquinho a leitura. 
Fiz algumas pistas escritas.
No mapa acima a cruz vermelha era o local inicial, a cama. Pois sempre faço a caça bem cedinho.
No mapa do filho não tem os números pois era para ele ir marcando a sequencia dos lugares.
No final dei o meu presente de Páscoa pra ele.


Tentei enfeitar o máximo. Mas fiz tudo um dia antes, então ficou corrido. Fiz brigadeiro pois sei que meu filho adora. E quem não gosta?!
Fiz também docinho de leite em pó. Aproveitei os potinhos de vitaminas que tinha e enfeitei.
E claro que não pode faltar as barras de chocolates e caixa de bombom.
Irão ver no vídeo que espalhei Bis na caçada e deixei o melhor para o final.


Olha ele aí na caça ao "tesouro"


Todo ano ele fica esperando alguma coisa. Ele não liga se ganhou isso ou aquilo.
O importante é demonstrar o quanto vc se importa com o outro.
Páscoa é amor! Foi por amor que Jesus se entregou por nós.

Olha ai os presentes que o maridão ganhou
 

quarta-feira, 9 de março de 2016

Receitas rápidas para lanches

Final de semana não dá pra fazer janta né. Então como inventar uma coisa para cada final de semana. Difícil viu. Fácil é pedir pizza mas nem todo dia a gente pode comprar.
Então segue algumas das coisas que faço que são muito simples e gostosas.

                  Dica: qualquer recheio vale.
  • Caldo de Pinto (Faço sem leite de coco e fica uma delícia, bom pra levar em festinhas)











  • Pão sem ovo e sem leite. Ah e sem esperar crescer!
Receita:
  • 500g de farinha (pode ser integral ou a branca, pode dividir tbm, 250g de integral e 250g da branca)
  • 2 col. sopa de Açúcar
  • 1/2 col sopa de sal
  • 300ml água morna
  • 2 col de sopa de fermento seco (biológico).
  • Misture tudo e vai colocando a farinha.
 Recheei com linguiça.
Mas nem precisa de recheio mas recheio sempre é bom.




terça-feira, 8 de março de 2016

Regras da Mesada

Como mãe sei como é difícil todo dia cobrar alguma coisa, deixar de castigo...
As vezes o castigo sempre é pela mesma coisa. Pois bem, resolvi tentar outro modo para verificar se haveria alguma mudança, já que castigo já não surtia o efeito que eu queria. Resolvi dar mesada, qual criança que não gosta de dinheiro pra comprar sua própria bala. Como assim dar dinheiro vai ajudar vai fazer com que aprendam alguma coisa?

Ai que está, a mesada terá regras, pois assim eles verão q não é fácil, que se não mudar o comportamento não receberam nada ou receberam menos e ninguém quer ganhar menos.
Fiz essas regras da mesada e tem dado certo. E faço até comparações com meses anteriores. Sento com meu filho antes de dar a mesada (isso se ele conseguir alguma coisa,rs) e analisamos o que ele errou, deixou de fazer, pergunto se vai melhorar...
Enfim aqui está a minha regra da mesada.
Claro que cada filho tem suas manias. Por exemplo o meu perde muito em não dar descarga por isso coloquei na regra. Você mãe sabe muito bem o que seu filho anda fazendo de errado, então é só acrescentar na lista.
Boa sorte!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Cestinha da Daminha - Faça você mesmo!

Pegue uma cestinha dessas com alça.

 A minha já veio  a alça com fita enrolada. Que achei que deu um disfarce bonito na alça.
Forrei com um pano branco (imitando cetim) pois usei pétalas vermelhas.
Como forrei? Coloquei cola quente nas bordas internas. 
Para o pano não ficar com as pontas aparecendo deu uma dobradinha na barra do pano, tipo assim:
Não deixe o pano ficar esticado!

Por fora eu coloquei o passa fita que também usei cola quente.
Comprei 2 laços prontos e amarrei nas pontas e ficou assim!

  

Olha a daminha levando a cestinha.




terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Almofada para Aliança

Como fazer uma almofada.

Gente, eu queria uma almofada que eu pudesse dizer, fui eu que fiz!
Fiz tudo na mão. Não é tão difícil como você pensa.
E ela ficou assim
 Vamos por parte.

Primeiro achei a imagem de como eu queria a almofada.
-->  
 Comprei:
  • Um pano liso, tipo seda, branco
  • O babado que ia ficar em volta
  • O enchimento para almofada
  •  Pano de Ponto de Cruz

 Cacei na internet imagens de letra de Ponto de Cruz e claro, o coração que ia ficar nossas alianças.
Pra quem faz ponto de Cruz sabe que tudo é bem calculado, pra não chegar lá embaixo e não ter espaço. Mas gente, isso é muito fácil. Principalmente porque usei uma cor só.




 Ficou assim! Mas como achei que ainda estava faltando alguma coisa coloquei um passa fita em volta do pano de Ponto de Cruz. Ficou ótimo, porque escondeu as bordas do Ponto de Cruz. (Ver o finalizado na 1° imagem)

Obs: Esse é o site que comprei as alianças Lojas Rubi
E por incrível que pareça foi melhor comprar online do que em uma loja física.

Parque Nacional de Brasília - Piscina de águas naturais

Para quem veio do Rio de Janeiro, sabe como é difícil ficar sem praia. Mas como eu morava em Araruama, na Região dos Lagos do RJ, lá também só tinha a Lagoa, que por sinal não era nada limpinha.
Quando vi o Lago Paranoá não achei que pudesse ter um Lago tão limpo no Brasil mas nunca entrei até pq o acesso a ele é bem difícil.

Então como se refrescar no calor de Brasília? Me indicaram para conhecer as Águas Naturais.  Na época em 2012 era R$7 para entrar. Agora está R$12 por pessoa. Lá tem estacionamentos enormes.
Levei meu filho para andar de bicicleta, fizemos trilha. Lá tem 2 piscinas enormes maravilhosas. Lugar para fazer piquenique. Bom mesmo é chegar bem cedo para pegar os melhores lugares.